terça-feira, 12 de dezembro de 2017

MELHORES DISCOS INTERNACIONAIS DO ANO (OU AQUELES QUE EU CONSEGUI ESCUTAR E AMEI!)

Como sempre, a música em anos difíceis vem nos salvando. E foram muitos lançamentos internacionais que fizeram valer a pena viver cada minuto de 2017; artistas de vários segmentos, vários discursos e com diversas histórias contadas em álbuns e EP's, sejam abordando temas subjetivos como amor, existência e sofrimento ou até temas sociais como racismo, desigualdade e empoderamento feminino, definitivamente 2017 foi um prato cheio para a música.

obs.: sinceramente, acredito que este foi o ano em que mais escutei músicas em toda a minha vida. Segundo o Spotify, ouvi mais de 27 mil minutos! Uau! Vamos às consequências desse meu ócio hahaha

25. ||| Spector - ||| Spector  


O grupo de adolescentes de Nashville, que já foi citado nesse meu post aqui, lançou este ep autointulado em julho deste ano e apesar de ser o primeiro trabalho da banda, já mostra maturidade e um frescor difícil de se ver em bandas iniciantes, lembrando os tempos áureos dos anos 70 e 80 em músicas pop com guitarras e timbres bem trabalhados. 

24. Slowdive - Slowdive 

A banda, que eu não sabia da existência até este ano, conhecida por seu som shoegaze teve um longo hiato, mas voltou com tudo este ano com canções carregadas de ambiência e timbres de guitarra que garantem uma experiência de imersão em cada canção executada. 

23. This Old Dog - Mac DeMarco 


O queridinho do indie internacional, Mac DeMarco, nos apresenta uma versão simples e bem estruturada de romantismo, com canções que na primeira audição pedem rapidamente bis para os ouvidos, numa versão menos sarcástica e mais apaixonada do canadense. 

22. Bathing Beach - Novo Amor 


A banda de nome em português, conhecida por seu som indie-folk minimalista (com muitas comparações compreensíveis à banda Bon Iver) nos apresenta a mais um EP com 4 canções, das quais o único pecado está na pouca quantidade. Essa é pra ouvir com os olhos fechados e mão no coração! 

21. Ti Amo - Phoenix



Quem me conhece sabe que tenho uma certa queda por músicas tristes e, por esta razão, é até curioso para mim o fato de eu ter gostado tanto de um álbum tão "alegre" quanto Ti Amo da francesa Phoenix. A resposta talvez esteja no fato da minha queda também por sintetizadores anos 80 nesse indie-pop delicioso com referências retrô apresentado pelos franceses. 

20. Painted Ruins - Grizzly Bear


Não conheço a fundo a banda indie Grizzly Bear, e essa foi a minha primeira e até agora única experiência com o grupo, mas garanto que foi uma gentil e alegre descoberta ouvir 11 canções e me viciar na delícia de clipe de Mourning Sound. 

19. Crack-Up - Fleet Foxes


Ouvir Fleet Foxes nunca é uma experiência muito fácil para mim, e o novo álbum da banda de folk e pop-barroco veio confirmar este fato e incrivelmente, como nos melhores álbuns, o aparente desconforto com as músicas foram dando lugar a uma apreciação sensorial incrível, principalmente com músicas como Third of May/Õdaigahara. 


18. Sleep Well Beast - The National



Mesmo eu, particularmente, gostando mais do disco anterior da banda, não posso deixar este grande álbum de fora. Algumas músicas como Guity Party e Carin at the Liquor Store, que são incrivelmente lindas, me obrigaram a colocar Sleep Well Beast como um dos melhores discos internacionais de 2017.

17. Harry Styles - Harry Styles


Sim, este é aquele menino da One Direction que me fez cair da cadeira e deixar de preconceito bobo, como eu expliquei na resenha que escrevi. 
O primeiro disco do inglês é um primor de produção, uma bonita homenagem ao rock'n roll anos 70, com um álbum que não saiu dos meus ouvidos por semanas a fio. 

16. All Things Work Together - Lecrae



Lecrae é um dos grandes nomes do Rap consumido pelo público cristão dentro e fora dos EUA, mas o álbum All Things Work Together, lançado esse ano veio para desestruturar o stablishment da música cristã norte-americana ao apresentar um disco que foge dos padrões ao, por exemplo, abordar temas como a hipocrisia do cristianismo, a supremacia branca, o racismo estrutural em uma acidez crítica impressionante, além de ter convidado o rapper (não cristão, inclusive) Ty Dolla $ign para colaborar em uma canção e utilizar samples de uma música do artista folk-barroco Sufjan Stevens na maravilhosa Can't Stop me Now (Destination). 

15. Mercury & Lightning - John Mark McMillan



Se Lecrae causou lançando seu disco, imagina John Mark McMillan conhecido por ser um dos grandes nomes do movimento worship no mundo e ser um dos maiores líderes de louvor? Enquanto todo o seu público esperava mais um álbum de músicas para serem cantadas nos cultos de domingo, McMillan surpreendeu ao apresentar um álbum sombrio, esteticamente conceitual, com críticas severas à hipocrisia da igreja norte-americana e uma angústia em limbo de dúvidas, que se não soubéssemos a religião do artista, provavelmente questionaríamos se não seriam lamentações de um agnóstico. Tudo isso somado aos clipes lançados do álbum, em especial da canção que dá nome ao disco, Mercury & Lightning, que certamente é uma das melhores obras de 2017. 

14. Tell Me You Love Me - Demi Lovato



Demi Lovato, uma das grandes estrelas mundiais, conhecida por seus trabalhos na Disney Channel e também pelos diversos problemas pessoais que estamparam revistas por todo mundo, finalmente se encontrou musicalmente e isso foi uma grata surpresa para este ano de 2017. Apesar de liricamente não se ter nada muito profundo, é na sonoridade que Tell Me You Love Me acerta em cheio. Se antes víamos uma Demi perdida entre o pop e o rock-teen (como no caso de Kelly Clarkson e Avril Lavigne), agora ela finalmente percebeu que sua voz e personalidade musical combinam perfeitamente com o R&B Pop-R&B em um disco cheio de arranjos sensacionais que misturam instrumentos de sopro (como positivamente visto no registro anterior, Confident) mais sintetizadores típicos dos anos 80 e guitarras de blues num dos melhores álbuns pop do ano. 

13. The Velvet Face - Halfnoise



The Velvet Face, EP de 5 canções foi um dos meus maiores acompanhantes neste ano. O registro do artista Zac Farro, conhecido por ser baterista da Paramore (já falamos dele por aqui) é um prato cheio de referências setentistas em um indie-pop que apresenta elementos de psicodelia e vestígios de dance dos anos 80. Cool!

12. Freudian - Daniel Caesar 



Lembro como hoje da primeira que escutei Daniel Caesar e foi lindo ouvir o primeiro disco, aí me vem 2017 e me presenteia com Freudian, que apesar de não ser melhor que o primeiro, na minha opinião, apresenta canções incríveis como Best Part (em colaboração com a incrível H.E.R) e Get You. 

11. As You Were (deluxe edition) - Liam Gallagher


Pra matar a saudade do Oasis, em clima de nostalgia, Liam Gallagher trouxe um álbum pra 2017 que, com certeza vale a pena ser escutado. São baladas de rock incríveis pra quem quer ouvir e chorar pedindo a reconciliação dos irmãos Gallagher. 

10. Melodrama - Lorde




Apontado por inúmeros sites de respeitos como o melhor álbum de 2017 e tendo uma invejável nota 91 no Metacritic além do selo Best New Music do rigoroso site de crítica musical Pitchfork, Melodrama chegou na minha vida como uma boa surpresa. Eu não tinha ouvido o disco anterior e meu primeiro contato com Lorde se deu com este aclamado álbum com produção precisa do novo queridinho do pop (ou indie-pop) Jack Antonoff, sendo todo construído a partir do conceito da experiência de uma pessoa pré, durante e pós festa, revelando os maiores anseios e angústias da geração millenials e rendendo canções incríveis como The Louvre. 
Apesar de ter gostado muito do álbum, confesso que o primeiro continua sendo meu preferido. 


9. A deeper Understanding - The War on Drugs 



Eu sempre ouvi falar muito de The War on Drugs, mas nunca tinha parado para escutar e entender o porquê de tanto ovacionamento (experiências que este ano também passei com Grizzly Bear e Slowdive). Escutei as 10 canções de A Deeper Understanding e entendi completamente, me rendi aos encantos da banda americana e me comprometi a ouvir toda a discografia.

8. Turn Out the Lights - Julien Baker





Se você quer sofrimento, veio para o lugar certo. São mais de 10 canções interpretadas pela cantora Julien Baker de Memphis, TN nos EUA nos apresentando o mais profundo que existe em um artista quando decide vomitar suas dores e mostrar toda a sua vulnerabilidade. Só escute se não estiver passando por maus bocados. 

7. H.E.R - H.E.R



Este é o primeiro álbum da jovem cantora de R&B que atende pelo nome de H.E.R. Canções incríveis mostrando o que há de melhor no new R&B e o porquê dela ser quase um ser onipresente nas novas produções do gênero nos EUA. Vale muito a pena!

6. Ctrl - SZA



Assim como H.E.R, SZA é novata e desponta com seu primeiro disco solo já garantindo lugar nos sites especializados como um dos melhores álbuns do ano. No começo eu escutei para entender o porquê de tanta reverência e após algumas tentativas, entendi perfeitamente: SZA não tem medo de expor o que sente, não tem medo de ousar no que seria o alternative-R&B e como resultado foi um dos discos mais escutados por mim neste ano. 

5. DAMN. -  Kendrick Lamar



O público, a crítica e todas as pessoas que apreciam boa música reverenciam Kendrick como uma das maiores vozes e representantes do Rap mundial nos nossos dias. E não é pra menos. No álbum mais elogiado do ano, estampando as principais revistas e sites especializados em crítica como o melhor álbum de 2017, DAMN. é cru, aponta as dúvidas e angústias, critica o stablishment do próprio sistema de música do rap e alça um dos momentos mais criativos em arranjos de sua carreira. Um dos motivos de estar na minha lista pessoal em uma música: Pride. SIT DOWN! BE HUMBLE! 

4. After Laughter - Paramore



E por falar em Zac Farro, a banda Paramore, depois de inúmeros problemas internos e um quase fim (como relatado na resenha que escrevi sobre o After Laughter) renasceu das cinzas rompendo completamente com o pop-punk que fez com que se tornassem conhecidos mundialmente e mergulhou nas dimensões da pop music e new-wave anos 80 contrastando com letras pesadas sobre depressão, insegurança e medos que são típicos dos jovens adultos e representam quase toda a geração Millenials. 
Obs.: segundo o spotify, Paramore foi a banda que eu mais escutei em 2017. Não é pra menos né? A menina emo de 2009 em mim ainda não morreu hahah.

3. Process - Sampha 



Conhecido por suas contribuições com artistas de grande renome como Solange e Drake, Sampha nos presenteia com um dos melhores discos do ano, provando toda a sua versatilidade em um registro que garante lágrimas por sua delicadeza e vulnerabilidade, assim também como rende palmas pela grande criatividade num gênero que é definido pela crítica como neo-soul. 

2. Aromanticism - Moses Sumney 



Moses Sumney recentemente escreveu um artigo na Pitchfork criticando as revistas e sites especializados em música por classificar artistas negros apenas na caixa do R&B não dando o devido valor aos diversos pretos artistas que criam novas fórmulas, mas acabam não alçando reconhecimento pelo feito. E é em cima da originalidade que seu mais recente trabalho Aromanticism é construído. Não há caixas que comportem a criatividade de Sumney, suas referências vão do jazz, pop-barroco até o minimalismo em uma explosão sensível de canções que definitivamente tocaram meu coração este ano. 

1. Truth is a Beautiful Thing - London Grammar



London Grammar não apareceu nas maiorias das listas de melhores álbuns do ano, e sinceramente isso não tem tanta importância, porque no meu coração eles definitivamente ocuparam o primeiro lugar em 2017. O registro de Truth is a Beautiful Thing com quase duas horas de duração (escrevi sobre o disco aqui) é um dos álbuns mais bonitos que já ouvi na vida. Musicalmente, poucas coisas me deram tanto prazer quanto ouvir, por exemplo, os instrumentais aliados à incrível e poderosa voz de Hannah Reid na INCRÍVEL Hell to the Liars. 


Estes foram os meus companheiros (internacionais) do ano. Quais foram os seus? Quais músicas te salvaram este ano? 

Obs.: fiz uma playlist com todas as melhores músicas dos álbuns citados acima mais alguns nacionais que serão pra o próximo post de melhores álbuns nacionais do ano. Dá uma ouvida aí! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário